Como diagnosticar e melhorar a saúde financeira de uma empresa

27 Abril, 2022

Compartilhar

Monitorar a saúde financeira de uma empresa é uma das funções que ocupam o topo da lista de atribuições dos gestores.


Afinal, recursos financeiros são como oxigênio para uma organização.


Sem eles, o negócio simplesmente não sobrevive. 


Nas próximas linhas, descubra como diagnosticar e melhorar a saúde financeira de sua empresa e entenda qual o papel da contabilidade nessa missão.


Saúde financeira de uma empresa: que indicador é esse?

A saúde financeira de uma empresa pode ser conceituada como um estado de equilíbrio que permite a sustentabilidade do negócio em longo prazo. 


Uma empresa saudável financeiramente tem base estrutural e funcional para crescer e cumprir seu principal objetivo: gerar lucros e riqueza.


Diferentes indicadores podem ser usados para medir a saúde financeira de uma empresa, como fluxo de caixa, índices de liquidez, margem de lucro e índice de endividamento. 


Nesse contexto, pode-se afirmar que uma empresa é sustentada por quatro pilares principais:


1. Operacional 

2. Comercial

3. Financeiro

4. Recursos Humanos.


Qualquer problema em um desses pilares compromete o funcionamento do negócio como um todo e respinga no caixa, impactando a saúde financeira. 


Uma ineficiência no departamento comercial, por exemplo, pode enfraquecer as vendas e prejudicar as finanças. 


Uma falha processual nas operações também pode comprometer o cronograma e afetar o desempenho do negócio como um todo. 


Perceba que uma empresa funciona como um organismo vivo.


Como gestor, você precisa entender como cada peça se encaixa para tomar as melhores decisões e fazer os ajustes necessários sem perda de tempo.


Características da saúde financeira de uma empresa

Uma empresa saudável financeiramente precisa ter boa geração de caixa e apresentar resultados positivos e recorrentes. 


Nesse aspecto, uma boa maneira de avaliar a qualidade de um negócio é comparando os dados históricos.


Você pode analisar, por exemplo, o patrimônio líquido, que é o resultado da diferença entre os ativos (o que a empresa tem) e os passivos (o que ela deve).


Se uma empresa apresenta patrimônio líquido crescente ao longo do tempo, é sinal de que os recursos têm sido bem aplicados.


A mesma análise pode ser usada para acompanhar o lucro líquido ou outros indicadores de lucratividade, como margem bruta e operacional e Retorno Sobre Investimento (ROI). 


Quando os dados são dispostos na forma de gráfico, a interpretação fica ainda mais simples e fácil.


A informação desenhada permite descobrir, em uma leitura rápida, se a empresa tem caminhado a passos firmes ou cambaleantes.


Como analisar a saúde financeira de uma empresa

A análise da saúde financeira de uma empresa pode ser feita por meio de diferentes indicadores, dentre os quais podemos destacar:


Margem de lucro


Importante indicador de lucratividade, a margem de lucro mede o lucro de um negócio como percentual da receita.


Quanto maior, melhor para a saúde financeira da organização. 


Algumas empresas giram pouco, mas têm margens altas.


Outras têm margens baixas, mas giram muito e ganham no volume. 


Empresas de serviços, por exemplo, têm margens diferentes de empresas comerciais ou industriais. 


Como empreendedor, você precisa entender qual a margem de lucro é mais adequada ao seu modelo de negócio. 


Ponto de equilíbrio


Conhecido como break-even point, trata-se de um indicador que mede o quanto uma empresa precisa vender para chegar no zero a zero. 


O ponto de equilíbrio marca o momento em que os custos e despesas se igualam às receitas e o negócio começa a contabilizar lucro.


Ao contrário da margem de lucro, o melhor ponto de equilíbrio é sempre o menor possível.


Índice de Endividamento Geral


O Índice de Endividamento Geral é uma medida em percentual usada para descobrir o quanto dos ativos da empresa estão comprometidos com o pagamento de dívidas. 


Para descobrir o índice, basta dividir o capital de terceiros pelos ativos totais e multiplicar por 100 para encontrar o valor em percentual. 


Quanto menor o índice de endividamento geral, melhor para a saúde financeira da empresa. 


Índices de liquidez


Subdivididos em indicadores de curto, médio e longo prazo, os índices de liquidez servem para avaliar a capacidade de pagamento de uma empresa considerando as dívidas e os recursos.


O Índice de Liquidez Corrente, por exemplo, avalia a situação financeira da empresa no curto prazo. 


O Índice de Liquidez Geral considera os ativos e passivos de longo prazo.


Cada índice tem uma fórmula específica, mas o cálculo segue o mesmo raciocínio: considera a divisão dos bens pelos passivos. 


Se o resultado for maior que 1, significa que a empresa tem capacidade de pagar seus compromissos sem recorrer a fontes externas de recursos. 


Se for menor que 1, a empresa não tem condições o suficiente para honrar com suas obrigações considerando apenas seus recursos.


Além dos indicadores citados aqui, há diversos outros que podem ser usados no diagnóstico financeiro de uma empresa, considerando, inclusive, dados da concorrência. 


Ao adotar esse tipo de análise, é importante que você conjugue mais de uma ferramenta, a fim de obter uma visão fidedigna da saúde financeira da empresa. 


Afinal, nenhum indicador é infalível.


Como a contabilidade pode ajudar nas finanças de uma empresa?

A contabilidade é a linguagem dos negócios, logo, tem papel fundamental no diagnóstico, monitoramento e melhoria da saúde financeira da empresa. 


São as informações contábeis produzidas a partir de uma escrituração detalhada dos fatos econômicos que formam a base de dados que alimentam os indicadores.


-Identificou que a margem de lucro da empresa está fora da realidade de mercado? A solução pode ser a readequação de preços ou a redução de custos e despesas

-Descobriu que a empresa tem condições de captar recursos de terceiros e promover um investimento em expansão ou melhorias? Essa pode ser uma boa estratégia de crescimento, desde que a contabilidade indique que retorno do investimento cobre o custo do capital com sobra. 


Como você pode ver, a contabilidade faz parte da base de sustentação dos negócios, ao fornecer informações sólidas para a tomada de decisões assertivas.


Então, gostou do artigo?


Se você também precisa de ajuda para diagnosticar e melhorar a saúde financeira de sua empresa, conheça as soluções da Gerencial Contabilidade, Auditoria e Consultoria


Oferecemos diversos serviços para o seu negócio, como consultoria em Due Diligence, reorganização societária, BPO financeiro, assessoria fiscal, departamento pessoal e muito mais. 


Agende um bate-papo com um de nossos especialistas e saiba mais!

manage cookies