Morosidade do Estado afetada ambiente empreendedor

17 Abril, 2019

Compartilhar

É incrível o que estamos assistindo no Rio Grande do Sul, quando prestamos a atenção nas condições de evolução do meio empreendedor.


A Junta Comercial do Estado (JucisRS) desde o início de março até o dia 10 de abril, portanto, mais de 40 dias, não havia nomeado os vogais - os quais apoiam em deferimento de processos singulares e são parte importante em processos de natureza colegiada. Com o atraso da definição do novo secretário estadual de Desenvolvimento e Turismo, Ruy Irigaray, (que tomou posse no dia 27 do mês passado), a quem o órgão é vinculado, o Colégio de Vogais foi nomeado somente no dia 10 deste mês, assim como o novo presidente da JucisRS, Flávio Koch.


De acordo com notícia veiculada pelo jornal Zero Hora, no dia 26 de março deste ano, "até terça-feira (26), a contabilidade da JucisRS indicava 493 processos à espera de decisão colegiada e outros 4.446 aguardando pareceres que dependem de apenas uma pessoa, sendo 2.936 atrasados e outros 1.530 ainda dentro do prazo de dois dias úteis".
Ora, custa acreditar que um Estado que luta desesperadamente pela melhoria de sua saúde financeira teve tanta dificuldade de agir na definição de uma estrutura de funcionamento na JucisRS, que é a porta de entrada de novos empreendimentos e/ou ampliação dos existentes. Essa complexibilidade na hora da decisão causou uma demora excessiva em condições favoráveis aos empresários e aos novos empreendedores.


A morosidade de registros empresariais causou imediatamente um retardo na criação de empregos e de condições de arrecadação para o Estado. É difícil de entender o ritmo das decisões no Rio Grande do Sul.


Os empresários e os empreendedores sofrem fortemente por isso e a sociedade, sem dúvida, paga com a falta de empregos e prejuízos nos serviços públicos, pois sem novas empresas não se tem acréscimo de arrecadação.


Pobre Rio Grande do Sul, aqui se luta contra tudo e contra todos...


*Machado é economista e fundador da Gerencial Auditoria e Consultoria

manage cookies