Gestão contábil: o que é, qual o objetivo e como aplicar na sua empresa

29 Agosto, 2022

Compartilhar

Quer saber como a gestão contábil pode contribuir com o desenvolvimento do seu negócio?


Ao longo deste artigo, você vai descobrir que essa função vai além de simplesmente organizar documentos e cumprir com obrigações fiscais, trabalhistas e tributárias.


Na era digital, em que a inteligência artificial e o uso de ferramentas de big data e Business Intelligence se tornaram uma tendência, a gestão contábil ganhou contornos ainda mais estratégicos.


Venha ver como funciona.


O que é gestão contábil?

Gestão contábil é o uso da contabilidade e suas técnicas apropriadas de controle patrimonial e de resultados, como escrituração, demonstrativos e relatórios, como ferramenta de administração de negócios.


Do ponto de vista teórico, a contabilidade é uma ciência que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação econômica e financeira de uma entidade. 


Como atividade regulamentada, deve seguir uma série de regras e procedimentos criados pelos órgãos reguladores, conforme as boas práticas e a legislação em vigor.


A conduta assertiva e em conformidade com as normas legais garante à empresa respaldo perante os órgãos do governo, a quem os contribuintes devem zelar pelas obrigações.


A gestão contábil, entretanto, vai além de “manter o Leão manso”.


Quando feita do jeito certo, pode contribuir com o aprimoramento do negócio e seu posicionamento no mercado.


 Nesse contexto, podemos dividir a contabilidade em diversos segmentos, como:


-Contabilidade financeira: trata dos aspectos relacionados às finanças e aos indicadores financeiros

-Contabilidade gerencial: atua de maneira colaborativa junto à gestão da empresa, fornecendo informações gerenciais e de fácil compreensão 

-Contabilidade de custos: baseada na contabilidade financeira, tem como propósito medir o custo de um produto vendido ou de um serviço prestado, contribuindo com a precificação eficiente

-Contabilidade consultiva: importante aliada nas decisões estratégicas da empresa nas mais diversas áreas do negócio, como o planejamento tributário.


A gestão contábil de um negócio pode reunir todos os aspectos da contabilidade listados acima e servir de base para a tomada de decisão, seja no âmbito das rotinas operacionais ou nas decisões estratégicas de longo prazo.


Qual é o principal objetivo da gestão contábil?

O principal objetivo da gestão contábil é organizar o fluxo de dados de um negócio, transformando-os em informações úteis e de fácil compreensão. 


Nesse contexto, sai de cena a contabilidade “guarda-livros”, pautada nas funções rotineiras e operacionais, para dar lugar à contabilidade estratégica que gera valor para o seu cliente.


Por meio da contabilidade de custos, por exemplo, o empresário tem condições de saber se é possível fazer novas contratações ou se é necessário ajustar as despesas. 


Ao fazer a gestão contábil das finanças, saberá como está o fluxo de caixa, o capital de giro e as reservas de contingência.


Se for necessário captar recursos para novos investimentos, a gestão contábil indicará se a empresa tem capacidade de se endividar sem afetar a saúde financeira.


Perceba que são situações de competência administrativa, com influência direta sobre a performance do negócio, que podem ser comprometidas caso as decisões não tenham o embasamento adequado.


O principal objetivo da gestão contábil, portanto, é subsidiar o gestor com dados confiáveis e de qualidade, de maneira que a organização possa avançar em linha com suas metas e objetivos.


Qual a importância da gestão contábil para os negócios?

A gestão contábil é fundamental para o sucesso de empresas de todos os portes e segmentos, especialmente para as organizações em com fluxo intenso de recursos. 


Uma empresa do Simples Nacional, por exemplo, certamente exigirá menos da contabilidade do que uma optante pelo Lucro Real.


Quanto maior e mais complexa é a operação, mais eficiente precisa ser a gestão contábil do ponto de vista de controle e organização dos dados.


Assim, podemos classificar a importância da gestão contábil em dois aspectos:


1. Cumprimento das obrigações tributárias e acessórias perante o governo, como pagamento de tributos e envio dos relatórios obrigatórios (não tem como fugir)

2. Uso da gestão contábil como uma “máquina de raio-x” do negócio, considerando dados do passado sobre os quais é possível fazer projeções futuras.


As normas técnicas editadas pelos órgãos reguladores instituem padrões contábeis que precisam ser seguidos a rigor, o que é um bom ponto de partida. 


A partir daí, a gestão contábil pode usar das ferramentas digitais e da criatividade para capturar dados, tratá-los e transformá-los em insights valiosos.


Qual é a diferença entre gestão contábil e contabilidade tradicional?

Como vimos, a gestão contábil é o uso inteligente das informações produzidas pela contabilidade no processo de tomada de decisão. 


A contabilidade tradicional, por outro lado, é caracterizada como um serviço básico e passivo, sem nenhum trabalho analítico e de valor agregado. 


Pode-se dizer que a gestão contábil tem uma relação direta com a contabilidade consultiva, em que o consultor se torna parceiro do empreendedor, ao passo que a contabilidade tradicional cumpre apenas funções burocráticas. 


Como realizar a gestão contábil na sua empresa

Para promover a gestão contábil na sua empresa e tirar o máximo de proveito dos dados produzidos pela contabilidade, você deve cumprir as seguintes etapas:


Adotar ferramentas eficientes


O primeiro passo é escolher boas ferramentas de trabalho.


Com a transformação digital, muitas das funções contábeis rotineiras, como escrituração contábil, cálculo de impostos e emissão de guias, podem ser automatizadas por meio de plataformas modernas da contabilidade digital. 


Soluções em cloud computing, inteligência artificial e análise de dados ajudam a reduzir burocracias e a gerar informações de qualidade, inclusive em tempo real.


Ter um parceiro estratégico


A boa notícia é que, com o parceiro certo, você não precisa investir na aquisição de ferramentas sofisticadas para uma boa gestão contábil.


Basta terceirizar a um escritório de contabilidade com reputação e expertise comprovadas, como Gerencial Contabilidade, Auditoria e Consultoria, as finanças do seu negócio.


Nossa missão é descomplicar a gestão da sua empresa, sobretudo em aspectos relacionados à consultoria e gestão empresarial.


Oferecemos serviços diversos, como Due Diligence, reorganização societária, contabilidade simples, BPO financeiro, assessoria fiscal, departamento pessoal e muito mais. 


Venha bater um papo conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer.



manage cookies