Departamento pessoal online: como revolucionar esse setor

12 Março, 2021

Compartilhar

Recorrer a um departamento pessoal online pode ser a estratégia ideal para modernizar processos na sua empresa e aliviar a sobrecarga do RH.


Com essa solução digital, você consegue agilizar os processos burocráticos e focar no que realmente importa: a gestão de pessoas.


Além disso, não precisa mais se preocupar com papelada ou tarefas manuais, e ainda pode terceirizar funções como fechamento de folha, gestão de férias e processamento de encargos.


Ao longo deste conteúdo, você vai entender como funciona o departamento pessoal online e por que revolucionar esse setor com o apoio da tecnologia


Departamento pessoal online: o que é?

O departamento pessoal online é uma solução que digitaliza todas as funções do setor para uma gestão mais ágil e eficiente. 


Nesse caso, as tarefas relacionadas a admissão e demissão, controle de ponto, fechamento de folha de pagamento, entre outras atribuições da área são realizadas 100% online. 


Geralmente, o departamento pessoal online é terceirizado, como forma de otimizar os processos da empresa e reduzir custos.


Hoje, existem vários escritórios de contabilidade digitais que oferecem esse serviço com o apoio da tecnologia. 


Dessa forma, as empresas conseguem agilizar o trabalho do DP e focar nas questões mais estratégicas do RH, garantindo a conformidade com as leis trabalhistas e atendimento aos colaboradores. 


Ao mesmo tempo, a tecnologia ajuda a automatizar tarefas, poupando tempo e esforço na gestão de trâmites trabalhistas. 


Por isso, a solução de departamento pessoal online é cada vez mais popular entre empresas.


Segundo uma pesquisa do site Statista, 52% das empresas globais terceirizam funções das áreas de RH e DP e 88% pretendem ampliar essa terceirização para otimizar sua gestão.


Como funciona o departamento pessoal online

O departamento pessoal online cumpre as mesmas funções do DP tradicional, só que sem as tarefas manuais e planilhas.


No caso do serviço terceirizado, a empresa só precisa enviar as informações e documentos dos colaboradores pela internet.


Assim, todo o trabalho de conferência, cálculos e envio de dados pelo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) fica sob responsabilidade da equipe digital.


Isso poupa um tempo precioso do RH e permite que a equipe interna foque nos objetivos estratégicos do negócio, como a atração e retenção de talentos.


Para aumentar sua eficiência, o departamento pessoal online utiliza softwares com recursos de automação e até inteligência artificial.


Tudo para garantir que os processos burocráticos sejam resolvidos com precisão e agilidade - e que a empresa não tenha que se preocupar com questões trabalhistas. 


Vantagens do departamento pessoal digital

Para o empresário, contar com um departamento pessoal digital é uma vantagem e tanto. 


Veja os principais motivos para contratar o serviço:


- Os profissionais da empresa se livram do trabalho burocrático e têm mais tempo para se dedicar às funções estratégicas como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e gestão de pessoas


-É uma forma de reduzir custos, já que sai mais caro montar uma equipe interna, considerando as contratações, tecnologia e infraestrutura


-Os cálculos e tarefas repetitivas podem ser automatizados, agilizando todo o processo de elaboração de relatórios, processamento da folha de pagamento e envio de declarações


-A empresa elimina o uso do papel e ganha mais eficiência e sustentabilidade com os documentos digitais


-O risco de perder documentos e informações trabalhistas importantes é muito menor, graças aos recursos de backup e armazenamento na nuvem


-A empresa tem acesso permanente aos dados e relatórios do DP.



O que muda com o DP online: melhores práticas

O DP online traz várias mudanças positivas para a gestão de informações trabalhistas na rotina da empresa.


Confira as melhores práticas. 


Rotinas de admissão e demissão automatizadas 


Com o departamento pessoal online, os procedimentos de admissão e demissão são padronizados e automatizados.


Dessa forma, é muito mais fácil fazer o cadastro de novos colaboradores, gerar contratos, calcular verbas rescisórias, entre outras tarefas que costumam tomar tempo do setor.


Além disso, há menor chance de erros nos processos que podem gerar problemas para a empresa.


Gestão de folha de pagamento online


A gestão da folha de pagamento é uma das tarefas mais trabalhosas do departamento pessoal.


Por isso, vale a pena ter uma solução digital para organizar todas as informações sobre cargos, salários, benefícios, contribuições, adiantamentos, horas extras, FGTS e outras.


Com o DP digital, todos os cálculos da folha são feitos rapidamente e os arquivos exportados com facilidade para o eSocial. 


Gestão de ponto simplificada


Outro ponto crítico para o DP que pode ser resolvido com soluções online é a gestão de ponto.


Os sistemas inteligentes facilitam o tratamento do ponto e integram os dados ao cálculo da folha, agilizando todo o processo.


Dessa forma, sua empresa consegue administrar faltas, atrasos e horas extras com muito mais eficiência. 


Gestão de férias ágil


Quanto mais funcionários a empresa tiver, mais complexa é a gestão de férias.


Afinal, você precisa controlar o calendário de ausências com base nas políticas de férias da empresa, calcular o valor devido aos colaboradores e ainda incluir licenças e afastamentos.


Felizmente, existe o DP digital para organizar todas essas informações em poucos cliques. 


Geração de relatórios eficiente


É importante acompanhar os dados do departamento pessoal para entender como a empresa tem gerenciado seus recursos humanos.


Com o departamento pessoal online, os relatórios podem ser gerados rapidamente e acessados a qualquer hora e lugar. 


Qualifique seu departamento pessoal com a Gerencial Consultoria

O departamento pessoal online está ao seu alcance com a solução de terceirização da Gerencial Consultoria.


Nós oferecemos uma assessoria de DP completa e 100% online com direito à gestão da folha de pagamento, acompanhamento de acordos e convenções, processamento de encargos trabalhistas e muito mais. 


Com nossa equipe de profissionais qualificados e estrutura tecnológica, você terá acesso aos dados da empresa a qualquer hora e lugar e apoio direto na profissionalização da gestão de pessoas.


Assim, você ganha tempo para focar nas estratégias do negócio e deixa as tarefas administrativas em boas mãos.


Entendeu o que é um departamento pessoal online?


Então, o próximo passo é conhecer melhor nosso serviço de terceirização de DP digital.
manage cookies