Departamento pessoal e RH: quem faz o quê (e como otimizar o trabalho)

23 Junho, 2020

Compartilhar

O departamento pessoal e o RH têm a missão de atrair, reter e engajar os melhores talentos para a sua empresa.


Para isso, essas duas áreas precisam trabalhar em sintonia e unir a gestão de pessoas ao atendimento das demandas burocráticas dos colaboradores.


Mas, nem sempre o tempo é suficiente para dar conta das tarefas diárias e ainda pensar em estratégias, principalmente em pequenas empresas e startups.


Por isso, além de esclarecer as funções do departamento pessoal e RH, vamos mostrar como você pode otimizar o trabalho nessas áreas com a terceirização e focar no que realmente importa.


Leia se quiser cuidar melhor do seu capital humano. 



Diferenças entre departamento pessoal e RH:


As áreas de departamento pessoal e RH trabalham juntas para cuidar do capital humano da empresa, mas suas funções são bem diferentes.


Enquanto o RH se dedica à gestão de pessoas, o departamento pessoal resolve os trâmites burocráticos dos colaboradores com base nas leis trabalhistas, previdenciárias e fiscais.


Logo, podemos dizer que o departamento pessoal é uma unidade operacional do RH, que garante o cumprimento das normas da CLT e administra os aspectos econômicos e financeiros da força de trabalho. 


Já os profissionais de Recursos Humanos estão mais focados no comportamento e desempenho dos colaboradores.


Para entender melhor essa diferença, veja quais são as responsabilidades de cada área:

          

Assim, fica mais fácil visualizar como o departamento pessoal e RH se complementam e dividem a gestão dos recursos humanos da empresa. 



Por que profissionalizar o departamento pessoal e RH:


O departamento pessoal e RH são fundamentais para o sucesso da empresa, pois cuidam de seus ativos mais valiosos. 


Para Verônica Lima, especialista em RH e departamento pessoal da Comece com o Pé Direito, o bom RH é aquele que “consegue colaborar com as ações da empresa para sua evolução, engajando os colaboradores e seus líderes”.


Em sua visão, é importante que essas duas áreas estejam alinhadas aos propósitos do negócio, para que a empresa atinja seus objetivos mais facilmente e tenha uma real dimensão de seus recursos humanos. 


Afinal, as empresas são movidas por pessoas, e cabe ao RH extrair o potencial máximo desses talentos e motivá-los a se dedicar ao trabalho, além de garantir que tenha suas necessidades atendidas.


E não é preciso ser uma grande corporação para profissionalizar o departamento pessoal e o RH: basta definir as prioridades certas.


Para as pequenas empresas e startups, principalmente, a terceirização de funções rotineiras pode ser uma excelente solução para melhorar a gestão de pessoas e tornar o RH mais estratégico.


Quem reforça essa ideia é a especialista em RH e DP Lilian Brito, que acredita na importância dos profissionais das duas áreas desde o início, quando a empresa ainda é pequena.


Nessa fase, a qualidade na seleção e gestão de pessoas é fundamental, pois um dos principais fatores de sucesso da startup é ter uma equipe mais assertiva e sólida para cumprir os objetivos do negócio.  


“O bom RH terá o feeling de identificar bons profissionais para a equipe e um bom DP terá a responsabilidade de transmitir segurança aos colaboradores, garantindo seus direitos e gerando um elo de confiança entre empregados e empregador”, afirma Lilian. 


Ela completa dizendo que o RH e o DP funcionam como uma gangorra que equilibra empregados e empresa — principalmente no auxílio aos diretores na tomada de decisão.  


Se você concorda com o que leu até aqui, não tenha dúvidas de a Comece com o Pé Direito tem os profissionais certos para ajudar nas rotinas de RH/DP. 


A seguir, veremos as vantagens de contratar equipes especializadas para somar e otimizar esse setor que lida com um dos bens mais valiosos da empresa: as pessoas.



4 vantagens de terceirizar rotinas do departamento pessoal e RH:


Terceirizar rotinas de departamento pessoal e RH é uma forma de otimizar o trabalho e focar no que realmente importa para a empresa.


Confira as vantagens de contar com um prestador de serviços nessa área.


1. Foco na gestão estratégica


Ao terceirizar funções administrativas do departamento pessoal e RH, a empresa ganha mais tempo para focar na gestão estratégica de seus recursos humanos. 


Ou seja: em vez de gastar horas com tarefas repetitivas, os profissionais da área passam a se dedicar às estratégias de gestão de pessoas.


Isso inclui o alinhamento dos treinamentos com objetivos do negócio, gestão de competências, avaliação de desempenho e a busca dos melhores níveis de engajamento, produtividade e retenção de talentos. 


2. Redução de demandas burocráticas


Reduzir demandas burocráticas é sempre útil, principalmente para startups, que precisam fazer mais com menos e gerenciar muito bem suas equipes enxutas.


Na opinião de Verônica, “a gestão da folha pode ser uma operação facilmente terceirizada, dando espaço para pequenas empresas reservarem mais tempo a outras atividades que requerem mais cuidado”.


3. Acesso a serviços de qualidade


Outra vantagem de terceirizar rotinas do departamento pessoal e RH é ter acesso a profissionais experientes na área contábil e trabalhista.


Ao escolher uma empresa parceira de confiança, você conta com o serviço de equipes qualificadas, que seguem as últimas tendências da área e estão sempre atualizadas sobre as mudanças na legislação. 


4. Melhor custo-benefício


Por fim, terceirizar funções de departamento pessoal e RH tem um custo-benefício muito melhor do que contratar sua própria equipe interna.


Basta pensar no alto custo de contratação de profissionais especializados e estruturação da área, treinamentos, implementação de tecnologias, entre outros aspectos que encarecem o processo.


Para as pequenas empresas, especialmente, a contratação de serviços externos é a solução ideal para ter as demandas diárias atendidas com qualidade e um núcleo interno de recursos humanos focado no crescimento do negócio. 



Departamento pessoal e RH é com a Comece com o Pé Direito:


Se você quer uma equipe de alta performance assumindo funções do seu departamento pessoal e RH, a Comece com o Pé Direito pode ser a parceira ideal.


Nossas soluções de contabilidade para startups e scale-ups são pensadas para empresas inovadoras, que usam a tecnologia no dia a dia e precisam de prestadores de serviços que falem a mesma língua. 


Além do apoio direto na área contábil, tributária e fiscal 100% online, fazemos sua folha de pagamento e gestão do departamento pessoal de acordo com as exigências do eSocial, garantindo um ótimo relacionamento com sua equipe. 


Assim, o departamento pessoal e RH 2.0 estarão ao alcance da sua empresa, a um custo compatível com a sua realidade.


Para conhecer melhor os serviços, fale com um dos nossos especialistas.




manage cookies