Contabilidade financeira: como ela ajuda sua empresa a crescer?

30 Junho, 2022

Compartilhar

Você sabe o que significa contabilidade financeira e qual a sua função dentro de uma empresa?


Mais do que gerar relatórios sobre fatos econômicos, seu objetivo é subsidiar gestores, acionistas, sócios e credores com informações de qualidade. 


Ao longo dos tópicos deste artigo, descubra como a contabilidade financeira pode ajudar o seu negócio a crescer de maneira consistente e sustentável.


O que é contabilidade financeira?

A contabilidade financeira é uma subdivisão da contabilidade responsável por reconhecer, mensurar e evidenciar todos os eventos financeiros de uma organização. 


Desde os primeiros registros históricos datados do século XIII, a contabilidade evoluiu na mesma medida em que os negócios se tornaram mais sofisticados. 


Se antes a informação contábil era restrita ao proprietário, sem métodos claros e objetivos, hoje a contabilidade obedece a normas padronizadas, inclusive internacionais. 


Com o desenvolvimento do mercado financeiro, por meio do qual as empresas passaram a contar com recursos de acionistas para expandir suas atividades, a contabilidade como linguagem dos negócios ganhou ainda mais notoriedade. 


Nesse contexto, surgiram as subdivisões da contabilidade, dentre as quais podemos destacar:


-Contabilidade financeira: que cuida dos aspectos financeiros de uma organização e da elaboração das principais demonstrações, como Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado de Exercício

-Contabilidade tributária: responsável pelas obrigações tributárias da empresa perante o Fisco conforme o regime de tributação (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido)

-Contabilidade de custos: dedicada a coletar, registrar e classificar dados operacionais internos sobre as operações, de modo a possibilitar o emprego eficiente dos recursos

-Contabilidade gerencial: destinada a prover aos gestores relatórios gerenciais detalhados sobre os diferentes aspectos do negócio, a fim de subsidiar a tomada de decisões.


Qual o objetivo da contabilidade financeira

O principal objetivo da contabilidade financeira é manter todos os stakeholders (inclusive o governo) informados sobre a performance da empresa.


Por meio dos demonstrativos e seus auxiliares, a contabilidade financeira reduz a assimetria de informações entre o gestor e os investidores, credores e fornecedores.


Por meio dos dados contábeis, é possível:


-Avaliar a qualidade da gestão da empresa

-Medir sua capacidade de cumprir com as perante os colaboradores

-Analisar o risco de crédito em eventuais concessão de empréstimos

-Decidir quanto comprar, vender ou manter bens e outros instrumentos patrimoniais

-Determinar política de distribuição de lucros e dividendos.


Em relação ao processo de escrituração da contabilidade financeira, podemos resumi-lo basicamente em três etapas:


1.Reconhecimento: na qual são feitos os levantamentos sobre a natureza econômica de cada evento contábil, como bem (ativo), obrigação (passivo), além de entradas e saídas

2.Mensuração: define os critérios de dimensionamento patrimonial, como custo corrigido por índices de inflação, custo histórico ou valor de mercado

3.Evidenciação: consiste em demonstrativos que têm como objetivo informar os stakeholders de maneira consolidada os principais fatos econômicos ocorridos.


Como a contabilidade financeira ajuda as empresas

Além de indispensável ao funcionamento das empresas do ponto de vista gerencial, a contabilidade financeira também é obrigatória do ponto de vista legal.


A Escrituração Contábil Digital (ECD), transmitida ao governo por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), por exemplo, exige informações detalhadas da contabilidade financeira.  


Veja a seguir seus principais benefícios:


Gestão


Mesmo que você tenha uma contabilidade gerencial que produza relatórios e indicadores específicos, como as ferramentas de Business Intelligence, as informações serão extraídas dos demonstrativos da contabilidade financeira.


As decisões mais importantes no ambiente de negócio, como investimento em expansão, lançamento de novos produtos ou uma redefinição da política de dividendos deve estar ancorada em dados financeiros sólidos e confiáveis.  


Investidores


Para os investidores, as demonstrações contábeis representam a principal fonte de informação sobre a saúde financeira do negócio. 


A regra vale tanto para empresas de capital aberto com ações negociadas em bolsa quanto para empresas de capital fechado e até startups.


O gestor precisa demonstrar, por meio de DREs e balanços, que o negócio é bem administrado e que o investimento compensa o risco. 


Governo


O interesse do governo na contabilidade financeira é basicamente arrecadatório. 


Por meio das obrigações acessórias enviadas periodicamente, o Fisco faz o cruzamento de dados para descobrir se os tributos foram pagos corretamente ou não.


O nível de detalhamento exigido pelo Fisco varia basicamente de acordo com o regime de tributação: Simples Nacional, para micro e pequenas empresas, Lucro Presumido ou Lucro Real.


Principais instrumentos da contabilidade financeira


Agora que você sabe que a contabilidade financeira lida com as finanças da organização, conheça os seus principais instrumentos.


Balanço patrimonial


O Balanço Patrimonial é um relatório que relaciona tudo que a empresa tem (bens e direitos) e tudo que ela deve (obrigações). 


Os bens e direitos são os ativos e as obrigações são os passivos.


Ao subtrair os passivos dos ativos, tem-se o patrimônio líquido.


DRE


A Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é um relatório que confronta as receitas e as despesas da empresa em determinado período por regime de competência. 


Se as receitas forem maiores do que as despesas, o negócio registrou lucro.


Do contrário, a DRE evidenciará prejuízo.


Demonstração de Fluxo de Caixa


A Demonstração de Fluxo de Caixa também é uma ferramenta da contabilidade financeira que apresenta as entradas e saídas do caixa em determinado período. 


Esse tipo de relatório, opcional para empresas com patrimônio líquido inferior a R$ 2 milhões, apresenta o fluxo de caixa segregado pelo tipo de atividade, como operacional ou de investimento, por exemplo.


Como fazer a contabilidade das demonstrações financeiras

A contabilidade financeira, como vimos, faz parte do conjunto de serviços contábeis necessários ao dia a dia das empresas. 


Trata-se de um trabalho técnico, que deve ser executado por profissionais qualificados e devidamente credenciados para exercer legalmente a profissão. 


Para a grande maioria das empresas, a terceirização dos serviços contábeis é a solução mais inteligente e viável, tanto do ponto de vista econômico quanto prático. 


Afinal, além das demandas rotineiras relacionadas à contabilidade financeira, você pode precisar de consultorias em outras áreas, como tributária, fiscal e trabalhista. 


A boa notícia é que a Gerencial Contabilidade, Auditoria e Consultoria tem soluções completas para o seu negócio. 


Além do BPO financeiro, prestamos consultoria em Due Diligence, reorganização societária, contabilidade simples, assessoria fiscal, departamento pessoal e processos legais. 


Somos um escritório contábil que simplifica a gestão da sua empresa, com foco na consultoria empresarial, gestão e crescimento do seu negócio.


Venha bater um papo com a gente e saiba mais.

manage cookies