Contabilidade digital para advogados: como funciona e por que contratar

17 Novembro, 2020

Compartilhar

A contabilidade digital para advogados tem suas particularidades — e não é todo contador que domina essa área. 


Além de seguir a legislação nacional para empresas, os escritórios de advocacia também precisam atender às normas da OAB e ficar atentos a exigências específicas.


Por isso, é fundamental ter o apoio de um profissional contábil especializado na hora de abrir uma empresa ou cuidar das rotinas do negócio jurídico. 


A seguir, vamos entender o que diferencia a contabilidade para advogados e quais as vantagens de contratar esse serviço.


Continue lendo e descubra soluções sob medida para o seu negócio.



Como funciona a contabilidade digital para advogados


A contabilidade digital para advogados é um serviço essencial para profissionais que desejam abrir um escritório de advocacia ou que estejam em operação e com desafios na sua gestão.


É por meio dela que são tomadas decisões importantes para a abertura do negócio, como a melhor natureza jurídica para formalizar a empresa, regime tributário mais vantajoso e participação dos sócios, por exemplo.


Além disso, a gestão contábil, fiscal e trabalhista deve ser realizada no dia a dia da empresa para manter sua regularidade e profissionalizar a gestão.

Outro ponto fundamental é a carga tributária, que pode ser reduzida com o planejamento tributário certo para aumentar a lucratividade do negócio. 

Por isso, advogados e contadores firmam parcerias sólidas para garantir o sucesso dos escritórios.



Por que contratar o serviço de contabilidade digital para advogados


O serviço de contabilidade digital para advogados deve ser contratado por qualquer profissional jurídico que pretenda empreender.


Hoje, os advogados podem atuar como profissionais autônomos, sem a necessidade de um CNPJ, mas há muitas vantagens em formalizar um negócio próprio. 


Para começar, o profissional que trabalha por conta própria paga impostos mais altos, pois precisa recolher 20% de INSS ao mês e até 50% em tributação. 


Já as empresas jurídicas pagam 11% de INSS sobre o pró-labore e podem reduzir consideravelmente os impostos enquadrando o negócio no Simples Nacional (o regime tributário simplificado para pequenas empresas).


Além disso, um escritório transmite mais confiança aos clientes e aumenta as chances de fechar negócios.


Com mais de 1,2 milhão de advogados registrados no país, segundo a OAB, a tendência é que o mercado jurídico se torne mais competitivo e as sociedades tenham mais oportunidades para crescer. 



3 vantagens da contabilidade digital para advogados


A contabilidade digital para advogados vale muito mais a pena do que a contabilidade tradicional.


Confira as vantagens do serviço. 


Contabilidade alinhada ao financeiro


Uma das principais vantagens da contabilidade digital para advogados é a possibilidade de alinhar a gestão contábil à gestão financeira. 


Com tantas atribuições no dia a dia, dificilmente o advogado tem tempo para se dedicar aos números e contas do escritório, mas o sucesso do negócio depende disso.


Por isso, é fundamental que a contabilidade esteja alinhada com o financeiro para trazer uma visão ampla da performance do negócio e permitir a avaliação do patrimônio, equilíbrio entre contas e lucratividade.


Na contabilidade digital, as duas áreas andam juntas e o advogado conta com relatórios completos e diagnósticos sobre sua situação financeira. 


Conhecimento jurídico


As empresas de contabilidade online se destacam pelo conhecimento em áreas específicas de negócios, inclusive sobre o mercado jurídico e as normas da OAB.


Às vezes, há advogados integrando a equipe, trazendo uma visão mais próxima da realidade do cliente e ampla experiência na dinâmica de escritórios de advocacia.


Esse é mais um motivo para contratar serviços de contadores que realmente entendem a legislação da OAB e as regras para empresas jurídicas. 


Tecnologia de ponta


A contabilidade online utiliza as tecnologias necessárias para uma gestão ágil, possibilitando uma tomada de decisão rápida e eficiente.


Além disso, o serviço 100% online facilita o acesso às informações da empresa, agilizando a rotina do advogado. 


Para completar, o atendimento é transparente e humanizado, mesmo sendo realizado à distância via e-mail, chat, WhatsApp e videoconferência.



Contabilidade e gestão financeira terceirizada para advogados 


Agora que você entende a importância da contabilidade para advogados, precisa garantir que seu contador seja especialista na sua área de atuação. 


A equipe de contadores da Gerencial Consultoria tem ampla experiência com empresas de serviços advocatícios e oferece a vantagem do atendimento 100% online, para tornar seu dia a dia mais prático.


Nossa solução de contabilidade digital aliada à gestão financeira terceirizada (BPO Financeiro) é essencial para sociedade de advogados que possuem uma grande envolvimento com seus clientes, precisam de otimização e profissionalização dos processos de back office financeiro e querem avaliar adequadamente o desempenho econômico-financeiro do seu negócio.


Com as contas da sociedade em ordem, os advogados evitam perda de tempo na avaliação dos resultados do negócio, além de prevenir erros, incidência de multas e qualquer problema com sua escrituração contábil e financeira.


Outro ponto fundamental é a carga tributária, que pode ser reduzida com o planejamento tributário certo para aumentar a lucratividade do negócio e o retorno aos sócios.


Além disso, o BPO Financeiro garante que suas finanças estão em boas mãos e reduz custos operacionais do negócio, incluindo serviços como acompanhamento de contas a pagar e a receber, controle de fluxo de caixa e projeções de resultados. 


Se você ainda não experimentou a contabilidade online, considere esse modelo para agilizar a abertura do seu escritório e a rotina da sua empresa.


E agora, ficou claro o papel da contabilidade para advogados?


Se você quer dar um passo além nos serviços contábeis e financeiros, fale agora com a nossa equipe


manage cookies