Como vender serviços: 5 dicas para prosperar no setor
20 Abril, 2021
Aprender como vender serviços pode ser o que você precisa para encontrar resultados melhores no faturamento.
A primeira lição é que essa é uma estratégia muito diferente de comercializar produtos - e você deve estar preparado para os desafios do setor.
Pense em como é mais complexo definir o preço de um serviço, padronizar sua execução e garantir a satisfação dos clientes.
Para vencer, então, é preciso usar as estratégias certas e preparar a estrutura do negócio.
Neste texto, vamos contar como vender serviços e trazer dicas certeiras para você prosperar no mercado.
Acompanhe os tópicos a seguir e tire suas dúvidas.
Como vender serviços: a importância da estratégia
Saber como vender serviços é uma das lições fundamentais do mundo dos negócios.
Isso porque prestar serviços é muito diferente de comercializar produtos.
Para começar, um produto é um bem tangível, que você pode tocar, armazenar, classificar e medir.
Já os serviços são intangíveis, ou seja, não são objetos físicos e são mais difíceis de mensurar, precificar e avaliar.
Além da intangibilidade, aqui estão outras características que diferenciam os serviços dos produtos:
— Heterogeneidade: os serviços são heterogêneos, ou seja, sua execução nunca é 100% igual toda vez que são prestados. Isso significa que a experiência sofre variações conforme a prestação do serviço (por exemplo, pode depender da concentração ou criatividade de um profissional)
— Perecibilidade: serviços são considerados muito mais “perecíveis” porque não podem ser estocados ou armazenados. Na prática, eles só existem no momento da execução ou são temporários
— Simultaneidade: os serviços não podem ser separados do seu consumo, como acontece com os produtos. Ou seja: o consumo ocorre simultaneamente à prestação do serviço, e o cliente participa ativamente do processo de produção.
Essas diferenças têm um impacto significativo no modelo de gestão e estratégias que devem ser aplicados à prestação de serviços.
5 dicas para vender serviços
Entender como vender serviços não é complicado, desde que você conheça os pontos-chave desse tipo de negócio.
Confira as melhores dicas para se dar bem no setor.
1. Fique atento à precificação
Um dos maiores desafios para vender serviços é formar preços de venda corretos.
Isso porque os serviços são difíceis de mensurar e qualquer erro pode comprometer a lucratividade da empresa.
Para precificar serviços, você deverá considerar três principais fatores:
— Custos: todos os custos fixos e variáveis envolvidos na prestação do serviço, desde despesas de funcionamento da empresa até o gasto unitário de cada execução do serviço (mão de obra, materiais utilizados, equipamentos, etc.)
— Concorrência: preços praticados pelos concorrentes, que definem o padrão do mercado e ajudam a posicionar seus serviços
— Percepção de valor: é a expectativa do cliente em relação ao preço do seu serviço, que varia conforme a ideia de valor que ele tem sobre a atividade.
A partir desses critérios, você deve chegar a um preço equilibrado, que permita cobrir todos os custos da prestação dos serviços e garantir a margem de lucro desejada.
Lembrando que é possível definir modelos de precificação por hora, por projeto, preços fixos por pacote, planos e assinaturas, entre outros.
2. Estude a fundo seu público-alvo
O segredo para vender serviços é entender o que seu público-alvo espera da empresa e como solucionar os problemas e as dores dos clientes.
Afinal, os serviços têm uma ligação ainda mais profunda com o consumidor, pois são experiências.
Logo, você precisa estudar a fundo suas personas (representação do perfil ideal de cliente), fazer pesquisas de mercado e utilizar grupos focais para testar a relevância dos seus serviços antes de se dedicar a vender.
3. Crie uma proposta de valor
Todo negócio precisa de uma proposta de valor, que é a promessa de benefícios e diferenciais que deverão ser entregues aos seus clientes.
Com os produtos, é um pouco mais fácil, porque você consegue padronizar mercadorias e focar nas funcionalidades.
Já com os serviços, será preciso gerar valor de forma diferenciada, focando na experiência e nos benefícios que o consumidor terá com a atividade.
Por exemplo, se você pretende abrir uma academia, deve vender “bem-estar, autoestima e uma vida mais saudável”, e não apenas “treinos de musculação”.
4. Invista em treinamento
A qualidade de muitos serviços depende diretamente da competência e engajamento dos profissionais que os executam.
Logo, é fundamental que você garanta os melhores talentos para a sua equipe e invista continuamente em treinamentos e atualizações.
Em uma consultoria empresarial, por exemplo, você precisa ter os melhores consultores no time para fidelizar seus clientes e manter o padrão de qualidade do serviço.
5. Valorize o feedback do cliente
No ramo de serviços, a opinião do cliente é ainda mais valiosa para direcionar a gestão do negócio.
Por isso, é importante que você colete o feedback do consumidor após a prestação dos serviços e procure manter o nível de satisfação o mais alto possível.
Para isso, é preciso ter canais de comunicação eficientes e um excelente atendimento ao cliente.
Além disso, é fundamental considerar as ideias e sugestões dos clientes, aplicando as propostas na otimização dos serviços.
Como preparar a empresa para vender serviços
O aprendizado sobre como vender serviços também passa pela preparação da estrutura e processos da empresa.
Enquanto uma empresa do comércio se preocupa com o estoque, expedição e organização do ponto de venda, por exemplo, a empresa de serviços pode focar mais nos recursos humanos, gestão de contratos e pós-venda.
Se for um negócio com contratos recorrentes, como um escritório de advocacia ou uma agência de marketing, é preciso criar um processo de cobrança automatizado e investir na fidelização de clientes.
Já segmentos como empresas de tecnologia e clínicas precisam de um controle de qualidade rigoroso para manter a padronização dos serviços e garantir a melhor experiência do cliente.
Além disso, é fundamental ter uma contabilidade ágil para manter a empresa sempre em dia com suas obrigações fiscais, contabilizar custos e planejar investimentos.
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