Como trabalhar em home office e se manter produtivo na crise
12 Maio, 2020
E agora: como trabalhar em home office e manter a produtividade durante a crise?
Em um cenário de pandemia global, muitos profissionais não estavam preparados para o trabalho remoto e estão tendo que se adaptar em tempo recorde, já que a migração é essencial para combater a disseminação do coronavírus.
Apesar da flexibilidade de trabalhar em casa, os desafios são muitos: distrações, falta de motivação, isolamento e dificuldade em limitar o expediente, por exemplo.
Para ajudar você a superar esses obstáculos, temos algumas dicas valiosas de como trabalhar em home office e melhorar seus resultados à distância.
Continue lendo e veja como enfrentar esse período.
Como trabalhar em home office se tornou o novo padrão
Saber como trabalhar em home office é a nova exigência profissional em meio à crise do coronavírus.
Diante de uma pandemia global, as empresas tiveram que enviar seus colaboradores para casa e se adaptar rapidamente ao trabalho remoto, como única solução para manter as operações e cumprir as medidas de distanciamento social necessárias.
De acordo uma pesquisa da Gartner, publicada em março de 2020, 88% das empresas globais já adotaram o trabalho a distância para enfrentar esse período, enquanto o Brasil registra um índice de 43%, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA) e publicada no mesmo mês na Época Negócios.
E essa fase não deve acabar com o fim da pandemia: de acordo com um estudo da FGV publicado em abril de 2020 no Uol, o home office deve crescer 30% nas empresas mesmo após o período de estabilização da Covid-19 e retomada das atividades.
Embora o home office já fosse uma tendência, a maioria dos profissionais não estavam preparados para essa mudança brusca — principalmente em tempo integral.
Logo, o novo desafio na carreira é entender como trabalhar em home office e manter a produtividade durante a crise.
Desafios de trabalhar em home office
Aprender como trabalhar em home office rapidamente pode ser desafiador, pois ter seu escritório em casa não é tão simples assim.
Apesar de ser um sonho para muitos profissionais por conta da liberdade e flexibilidade, o trabalho remoto exige uma dose extra de disciplina e uma gestão do tempo diferenciada.
Se você pretende se manter produtivo no expediente a distância, deve se preparar para os seguintes obstáculos:
-Distrações do ambiente doméstico
-Indisciplina causada pela ausência de supervisão
-Procrastinação de tarefas
-Falta de motivação por conta do isolamento social
-Dificuldade em delimitar o horário do expediente
-Superdimensionamento da carga de trabalho suportada
-Falta de espaço e equipamentos adequados para a execução do trabalho
-Interrupções constantes de familiares
-Dificuldade para organizar reuniões e compartilhar informações com líder e equipe
-Problemas com gestão do tempo.
Felizmente, é possível superar esses desafios e alcançar a produtividade máxima trabalhando a distância, como veremos a seguir.
Como trabalhar em home office e se manter produtivo em 6 passos
Afinal, como trabalhar em home office e se manter produtivo diante de tantos desafios?
Confira alguns passos para se adaptar melhor à nova realidade.
1. Prepare seu espaço de trabalho
O primeiro passo do guia “como trabalhar em home office” é preparar seu espaço de trabalho com o mínimo de conforto e adequação necessários.
O ideal, claro, é ter um escritório dedicado em um cômodo mais isolado, com todos os equipamentos e móveis necessários (mesa, gaveteiros, cadeira ergonômica, materiais de escritório, decoração, etc.).
Mas, se não for possível, é preciso reservar um espaço mais silencioso e com menor circulação de pessoas, onde você possa montar sua estação de trabalho e ambientar seu home office.
2. Organize sua rotina
No trabalho home office, você deve manter as mesmas práticas de gestão de tarefas e rotinas do escritório, organizando suas entregas com antecedência e planejando a agenda.
Se você trabalha com um software colaborativo como o Trello ou Asana, por exemplo, essa função será muito mais simples e o risco de desorganização bem menor.
3. Delimite o horário de trabalho
Uma das maiores dificuldades de trabalhar em home office é separar o horário de trabalho da rotina pessoal.
Quase sempre, as pessoas misturam expediente com vida pessoal e acabam cumprindo jornadas mais longas, devido à facilidade em “responder só mais um e-mail” ou resolver aquela última tarefa antes de encerrar o dia.
Por isso, é importante delimitar o horário de trabalho e segui-lo da mesma forma que você fazia no escritório, para evitar a sobrecarga e o consequente estresse.
4. Programe pausas durante o dia
No home office, a tendência é trabalhar por horas a fio, pois há menos interrupções para reuniões, cafés e eventos durante o expediente.
No entanto, esses longos períodos de atividade ininterrupta são prejudiciais para a produtividade — daí a necessidade de programar pausas durante o dia e dividir seu expediente em blocos menores.
Existem algumas técnicas para isso como o famoso método Pomodoro, que propõe blocos de trabalho de 25 minutos intercalados com pausas rápidas de 5 minutos.
5. Faça exercícios físicos
Os exercícios físicos se tornam ainda mais importantes para manter-se ativo e saudável no trabalho remoto.
Afinal, passar longos períodos sentado pode comprometer sua saúde e elevar o risco de doenças — e a inatividade também é inimiga da saúde mental.
Por isso, o recomendado é levantar-se no mínimo a cada uma hora, praticar atividades físicas regulares e fazer ginástica laboral.
6. Continue se comunicando com os colegas
Para evitar o isolamento social, você deve continuar se comunicando normalmente com os colegas durante o expediente a distância.
Hoje, não faltam ferramentas para manter a proximidade online: WhatsApp, Skype, Hangouts, Slack, Zoom, entre outras opções.
As chamadas de vídeo são as mais indicadas, já que proporcionam uma experiência mais completa e facilitam as reuniões de check-in e feedbacks frequentes.
Gostou das dicas de como trabalhar em home office e manter a produtividade durante a crise?
Compartilhar