Business Intelligence na tomada de decisão: como sua empresa pode usar?

10 Janeiro, 2022

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Pensando em usar o Business Intelligence na tomada de decisão em sua empresa?


Com o perdão da redundância, de fato, essa é uma medida inteligente.


Com tantos dados disponíveis sobre mercado, hábitos e necessidades dos clientes e comportamento da concorrência, não há por que decidir com base em achismos.


O feeling do empreendedor continua sendo muito importante, claro. 


Mas quando essa percepção se alia aos relatórios do Business Intelligence, a decisão se torna muito mais assertiva.


Interessado em saber mais? Então, siga a leitura.


O papel do Business Intelligence na tomada de decisão

A função do Business Intelligence na tomada de decisão é munir empreendedores e gestores com informações sólidas, baseadas em dados confiáveis sobre diferentes aspectos do negócio.


Em português, Business Intelligence (BI) significa inteligência de negócios, um conjunto de ferramentas adotado por empresas que constroem planejamentos baseados em dados. 


Os dados podem ser registros de hábitos de compras de clientes, pesquisas no site da empresa ou uso de cupons de desconto. 


Se selecionados e esquadrinhados na forma de relatórios inteligíveis, podem se transformar em informações valiosas à tomada de decisão dos gestores.


Mas como explorar, de maneira rápida e prática, essa montanha de dados e encontrar algo que seja útil?


A resposta está no arsenal de ferramentas tecnológicas do Business Intelligence.


Com a ajuda da inteligência artificial, soluções sofisticadas de BI selecionam, tratam e transformam dados difíceis de ler em relatórios e infográficos intuitivos e amigáveis.


Um bom exemplo de Business Intelligence na tomada de decisão é o mapeamento do histórico de compras dos clientes e a descoberta de padrões e tendências de consumo.


Ao cruzar todos esses dados, é possível antever as necessidades do cliente e oferecer a ele produtos que provavelmente estão na sua lista de compras, aumentando as chances de faturar mais.


Na gestão interna do negócio, também é possível, por meio do Business Intelligence, acompanhar indicadores de desempenho, como faturamento, margem de lucro, endividamento, dentre outros.


Qualquer anormalidade é captada pelas ferramentas inteligentes, e o gestor consegue decidir, em tempo hábil, quais ações tomar para recolocar a empresa no rumo certo.


Como funciona o Business Intelligence em empresas

Parece complicado, mas, na prática, o Business Intelligence contribui com a tomada de decisão seguindo uma linha de raciocínio baseada nas seguintes etapas


1.Coleta de dados

2.Análise dos dados coletados

3.Compartilhamento dos relatórios

4.Monitoramento e atualização.


O primeiro passo, portanto, é a seleção dos dados que interessam à empresa ou a um departamento específico.


Os dados podem ser extraídos de diferentes fontes, como ERPs (Enterprise Resource Planning), CRMs (Customer Relationship Management), dentre outras. 


O processo de extração e armazenamento dos dados é conhecido como ETL (Extract, Transformation and Load).


O passo seguinte é a análise dos dados, que consiste no tratamento, cruzamento das informações e elaboração dos relatórios de fácil interpretação.


Uma vez produzidos, os relatórios intuitivos e amigáveis precisam chegar à pessoa certa na hora certa. 


É aqui que o Business Intelligence, de fato, ajuda na tomada de decisão do gestor, ao compartilhar as informações em tempo hábil. 


Por fim, as ferramentas de BI precisam ser configuradas para monitorar a base de dados e atualizar os relatórios sempre que surgirem novos fatos que sejam relevantes.


Como qualificar a tomada de decisão com o Business Intelligence

Agora que você entendeu a importância do Business Intelligence na tomada de decisão, saiba como implementá-lo em sua empresa com a máxima eficiência, conforme o passo a passo a seguir.


1. Defina os objetivos a serem alcançados


Para implantar o Business Intelligence e usá-lo como base para tomar boas decisões, o primeiro passo é definir os objetivos da empresa. 


Você precisa descobrir quais são as principais necessidades do negócio: aumento da margem de lucro, redução de custos e despesas, melhora da gestão do estoque, dentre outras.


2. Estabeleça os indicadores-chave


Será preciso definir também quais indicadores-chave (KPIs) serão alimentados pelas informações coletadas e tratadas pelo BI.


Os indicadores são métricas que sinalizam o andamento de um negócio, tais como margem de lucro, ponto de equilíbrio, ticket médio, dentre outros.


3. Escolha a ferramenta certa


Há diversos tipos de ferramentas tecnológicas no mercado construídas para as mais diferentes necessidades. 


É possível que você encontre uma que atenda às expectativas da sua empresa, mas, para isso, é preciso pesquisar as opções e avaliar o custo-benefício.


Dependendo do caso, pode ser necessário criar software sob medida.


De toda forma, esse é um passo que vai determinar o sucesso do Business Intelligence na tomada de decisão. 


4. Promova o engajamento da equipe


Não basta ter uma ótima ferramenta, é preciso usá-la do jeito certo e aproveitar ao máximo todas as funcionalidades para que os resultados sejam alcançados. 


Para isso, promova o engajamento da equipe, reúna os líderes, explique a importância do Business Intelligence para a tomada de decisão e descentralize as informações. 


Os relatórios só serão úteis se chegarem à pessoa certa, na hora certa. 


É importante você ter em mente que dados relevantes, mas desatualizados, têm pouco ou nenhum valor.


5. Contrate o parceiro ideal


Então, você pode estar pensando: afinal, como implantar o Business Intelligence na minha empresa e aperfeiçoar meu processo de tomada de decisão de forma prática e simples?


A resposta está na contratação de um parceiro estratégico que ofereça soluções à altura de suas necessidades. 


Se é disso que você precisa, conheça o Business Intelligence da Gerencial Contabilidade, Auditoria e Consultoria. 


Unimos conhecimento financeiro, contábil e fiscal para possibilitar que sua empresa tome as melhores decisões para crescer.


Por meio da solução em Business Intelligence da Gerencial, você tem acesso aos indicadores mais relevantes de seu negócio, a partir dos quais tomará decisões sobre:


-Custos e despesas

-Formação de preços

-Necessidade de investimentos

-Planejamento tributário

-Indicadores de lucratividade e muito mais.


Além de interpretar de forma simplificada os resultados do seu negócio, nossas soluções em BI permitem a você fazer simulações e monitorar os KPIs, além de ter uma visão clara das melhores oportunidades de mercado.


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